sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Empilhe suas bananas.

Quem aqui já ouviu falar em Besouro-Suco??

A cena abaixo é do filme:



A música se chama "Banana Boat Song (Day-O)".

O cantor se chama Harry Belafonte (nome artístico), fez muito sucesso la pelos anos 70, talvez 60, não vou pesquisar.

Isso claramente (pelo menos pra mim) é um reggae, natural considerando que ele é um norte americano de ascendência jamaicana.

Ficou famoso, sendo considerado o primeiro a propagar a cultura pelos EUA.

Curiosamente fez shows até 2003 quando decidiu se aposentar.
Sua queda começou com a chegada dos Beatles.

Acho legal esse som.

Aqui uma versão completa da música:



Aqui a letra original:

Banana Boat Song (Day-O)
Harry Belafonte
BelaFonte-Burgess-Attaway

Day-o, day-o
Daylight come and me wan' go home
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
Daylight come and me wan' go home

Work all night on a drink of rum
Daylight come and me wan' go home
Stack banana till de mornin' come
Daylight come and me wan' go home

Come, Mister tally man, tally me banana
Daylight come and me wan' go home
Come, Mister tally man, tally me banana
Daylight come and me wan' go home

Lift six foot, seven foot, eight foot bunch
Daylight come and me wan' go home
Six foot, seven foot, eight foot bunch
Daylight come and me wan' go home

Day, me say day-o
Daylight come and me wan' go home
Day, me say day, me say day, me say day...
Daylight come and me wan' go home

A beautiful bunch o' ripe banana
Daylight come and me wan' go home
Hide the deadly black tarantula
Daylight come and me wan' go home

Lift six foot, seven foot, eight foot bunch
Daylight come and me wan' go home
Six foot, seven foot, eight foot bunch
Daylight come and me wan' go home

Day, me say day-o
Daylight come and me wan' go home
Day, me say day, me say day, me say day...
Daylight come and me wan' go home

Come, Mister tally man, tally me banana
Daylight come and me wan' go home
Come, Mister tally man, tally me banana
Daylight come and me wan' go home

Day-o, day-o
Daylight come and me wan' go home
Day, me say day, me say day, me say day
Me say day, me say day-o
Daylight come and me wan' go home


Abaixo a Tradução:

Dia Dia-a-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Dia, eu digo dia, digo dia,dia dia-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Trabalhei a noite toda bebendo rum
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Empilhar banana até o dia amanhecer
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Vamos senhor registrador, me registra uma banana
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Vamos senhor registrador, me registra uma banana
O dia amanhece e eu quero ir para casa

São seis, sete, oito CACHOS!
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Seis, sete, oito CACHOS!
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Dia, digo dia-a-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Dia, eu digo dia, digo dia,dia dia-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Um lindo cacho maduro de banana
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Escondida a tarantula preta morta
O dia amanhece e eu quero ir para casa

São seis, sete, oito CACHOS!
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Seis, sete, oito CACHOS!
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Dia, digo dia-a-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Dia, eu digo dia, digo dia,dia dia-a-a
O dia amanhece e eu quero ir para casa

Um lindo cacho maduro de banana
O dia amanhece e eu quero ir para casa
Escondida a tarantula preta morta
O dia amanhece e eu quero ir para casa

O mote mesmo da música é sobre empilhar as bananas, como o caribe é o maior exportador, imagino que na época a banana fosse um produto muito forte da Jamaica (já que a Jamaica esta no caribe), sei que ainda hoje ela é um importante item de exportação, porém o maior exportador é o Equador.

Infelizmente é dificil achar versões boas, todas são muito antigas. Na verdade só acho o som original dele um pouco lento, se acelerar um pouco fica bom hein.

Mas da pra tirar uma chinfra.

Abraço pessoal.

;-)


Diego
Casa2

Nenhum comentário:

Postar um comentário